terça-feira, 7 de outubro de 2014

Espetáculo solo MUNDO AO REDOR com interação midiática mostra a relação do indivíduo em seu Umwelt - conceito de ambiente.

O fazer arte, seja em qual for a linguagem, vai além das fronteiras do processo de criação da mesma. Visto que estrear, não é só o objetivo final da criação, mas também o início de um novo processo, onde se estabelece o diálogo com a sociedade, a cada nova estreia e apresentação. São desses processos que a arte, o artista e o público amadurecem dentro da ideia proposta, aprimorando a comunicação interpessoal.

O projeto MUNDO AO REDOR SOLO, que  estreou em 2012 na Casa Mecane em Recife e foi premiado com o Fomento às Artes Cênicas em 2009, através do SIC Municipal e Secretaria de Cultura da Cidade do Recife é um produto conceitual, criado também com este propósito de interagir com a sociedade através das artes.  E comunica-se, pela versatilidade que a temática oferece com interação midiática de software livre, e a dança em tempo real.

A partir das imagens do cotidiano captadas em vídeo na capital Recifense, as associei à teoria de Umwelt, que indica que a mente e o mundo são inseparáveis, por que é a mente que interpreta o mundo, segundo o biocemioticista Jacob Von Uexkül. A partir desta perspectiva, observando o corpo ligado a este raciocínio, denominei-o "corpo pensante", também criador do seu próprio Umwelt. Subjetivamente, este Umwelt é também uma parte do Recife, é uma parte do criador intérprete e de todos em sua volta, mas pode ser em qualquer outro lugar no mundo e também, a partir da relação em que o homem faz da  sua própria consciência e percepções diversas, advindas do seu próprio entorno.



Imagem: Carolina Seabra
 
 
Nos estudos antropológicos, Edmundo Husserl defendia a fenomenologia, que descreve as coisas percebidas pela consciência humana. Desta suposição, me apropriei da liberdade de pensar o indivíduo, como sendo o captador de signos, que reverbera no seu próprio "corpo pensante", e reflete no próximo, tornando-o configurador do seu próprio Umwelt.

Através do Premio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013 o solo MUNDO AO REDOR vem fazendo circulação nacional priorizando as regiões Norte e Centro Oeste do Brasil e com o incentivo do Edital do FUNCULTURASIC do Governo do Estado  de Pernambuco, o espetáculo de dança contemporânea  MUNDO AO REDOR fará uma turnê regional, e busca difundir a ideia, para que mesma não fique apenas na capital Recifense , mas, que se  abranja e reflita em outras regiões do estado, e que  possa contribuir para o diálogo em outras camadas sociais, sobre a arte, enquanto promovedora de cultura, lazer, diálogos e de pensamentos e reflexões filosóficas, além de contribuir para a cena da dança contemporânea com interação midiática, nos Estado do Amazonas, Goiás e de Pernambuco.
                                                                                                                                                                                                                                                
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário